sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Estreia de “O ano da morte de Ricardo Reis”, de João Botelho

 


 
A leitura cinematográfica de um dos romances mais importantes da grandiosa obra de José Saramago já está pronta para sair e correr o mundo. A sessão de ante-estreia acontece no Teatro Nacional São João, no Porto. Mesmo essa decisão tem sua força simbólica: foi nesta cidade que a 19 de setembro de 1887 nasceu Ricardo Reis.
 
O filme que o faz regressar de um todo a sua terra natal lida, como o título enuncia, com sua morte. Este foi o único dos heterônimos de Fernando Pessoa cujo destino pareceu envolvo nas brumas de um desaparecimento nas selvas do Brasil, país para onde migrou tão logo estourou em 1919 uma rebelião que defendia, em plena república, restaurar uma Monarquia do Norte. O romance de José Saramago acrescenta o destino que faltou a Reis e este ganhou o movimento das imagens em preto-e-branco pelas lentes de João Botelho.
 
Depois, o filme ganha estreia nos cinemas portugueses que começam a regressar timidamente depois da primeira onda do Corona vírus na Europa. Ainda não existe previsão de quando chegará ao Brasil.
 
Para mais informações visite aqui.
 
E, para ver o trailer, visite aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário