quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Projeto apresenta e discute a obra de José Saramago






“José Saramago. Ler para mover-se”. Este é o título de uma intervenção proposta pelo Professor Pedro Fernandes de Oliveira Neto sobre a obra de José Saramago no âmbito dos Encontros com Autores. Este projeto integra as atividades de extensão desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo, da Universidade do Rio Grande do Norte.

O Encontro com Autores se constitui de momentos de escuta, apreensão e compreensão da trajetória intelectual de um autor ou escritor nacional, internacional ou local que é apresentado e discutido por um pesquisador convidado. Coordenado pelo Professor Ailton Siqueira, desde 2008, pelo espaço já passaram discussões sobre a obra de nomes como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Antonin Artaud e Raduan Nassar.

Pedro Fernandes é professor de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Estuda a obra de José Saramago há quase duas décadas, itinerário que começou a se fazer público com a escrita de diversos trabalhos, incluindo uma monografia que estabelece nexos entre a obra do escritor português e o existencialismo de Jean-Paul Sartre (apresentada em 2008). Em 2012, publicou o livro Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (Editora Appris); atualmente é diretor da Revista de Estudos Saramaguianos e coordena para a Editora Moinhos a Coleção Estudos Saramaguianos, que reúne importantes publicações acadêmicas sobre a obra do escritor português.

José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, na aldeia ribatejana de Azinhaga. Viveu em Lisboa e depois, a partir de 1993, em Lanzarote, uma ilha do arquipélago das Canárias, até os seus últimos dias – morreu a 18 de junho de 2010. Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Escreveu crônica, ensaio, teatro, contos, poesia e ficou reconhecido por romances como Memorial do convento, O ano da morte de Ricardo Reis, O evangelho segundo Jesus Cristo e Ensaio sobre a cegueira.

O convívio do pesquisador com o universo literário do escritor português, suas observações sobre alguns dos momentos singulares da literatura saramaguiana compõem os interesses de Pedro Fernandes para o novo Encontro com Autores que acontece neste 25 de outubro de 2019, a partir das 17h, na sede da Companhia A Máscara de Teatro (Rua Felipe Camarão, 1506, Doze Anos, Mossoró / RN). O encontro tem transmissão da TV UERN, apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Departamento de Ciências Sociais.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário