segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Livro revive o lado de dentro do Prêmio Nobel a José Saramago




Desde a criação da Fundação José Saramago que o jornalista brasileiro Ricardo Viel vive os bastidores de um grupo interessado na memória e no pensamento político do escritor-objeto dessa instituição. Foi desse convívio que nasceu a ideia de organizar um livro que revelasse aos leitores da obra de Saramago que se sentiram tão agraciados quanto o escritor com a recepção do ainda mais importante prêmio concedido a um criador.

Os 20 anos da data de entrega do Nobel a Saramago e a aparição dos diários inéditos que escritor organizou naquele ano de glorias foram motivos mais que suficientes para a apresentação de Um país levantado em alegria. O livro “refaz o caminho da notícia do primeiro Prêmio Nobel em língua portuguesa, revelando episódios desconhecidos, dando a conhecer mensagens recebidas por José Saramago e celebrando, vinte anos depois, um prêmio que foi vivido intensamente no mundo inteiro”.

O livro apresentado em Portugal em outubro, na ocasião do congresso internacional criado para celebrar a obra e a data aqui em questão chega ao Brasil. Ricardo Viel, ao lado de Humberto Wernek, apresenta seu livro e o de José Saramago (os dois saem por aqui acondicionados numa caixa) no dia 17 de dezembro na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo). A edição é da Companhia das Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário