segunda-feira, 19 de novembro de 2018

José Saramago entre a história e a ficção




Uma parte significativa da obra de José Saramago reescreve de maneira questionadora o lugar de algumas verdades estabelecidas pela história: o levante dos trabalhadores rurais do Alentejo contra os desmandos do latifúndio, em Levanto do chão; a construção do convento de Mafra em Memorial do convento, sua obra mais conhecida; ou as reviravoltas políticas na Europa do século XX que levaram ao horror do fascismo e do nazismo, em O ano da morte de Ricardo Reis.

Os três romances aqui citados compõem o universo de investigação de Teresa Cristina Cerdeira em José Saramago entre a história a ficção. Uma saga de portugueses. O livro é resultado da tese de doutoramento apresentada pela autora no final da década de 1980; foi publicado inicialmente em Portugal e desde então se tornou um livro de referência obrigatória no âmbito dos estudos de crítica literária em língua portuguesa e depois nos estudos sobre a obra de José Saramago.

Quase duas décadas depois e há muito esgotado, este livro ganhou uma edição no Brasil. É o primeiro título de uma coleção batizada de Estudos Saramaguianos. Publicada pela independente Editora Moinhos, os livros que integram este projeto coordenado por Pedro Fernandes de Oliveira Neto, são estudos que abordam aspectos variados e de interesse dos estudos literários sobre a obra do escritor ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998.

O livro foi apresentado no último dia 10 de novembro na Livraria da Travessa de Ipanema no Rio de Janeiro com presença da autora e do organizador da coleção. José Saramago entre a história e a ficção já está disponível em todas as livrarias brasileiras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário