segunda-feira, 17 de junho de 2013

Boletim #5

Detalhe de "A difícil conversa" texto enviado para a revista brasileira Status em 1986.
Foto: Fundação José Saramago

Hoje, 18 de junho, cumpre-se exatos três anos da morte do escritor português José Saramago. A data é oportuna para lembrar das atualizações que foram feitas no espaço Um caderno para Saramago. O destaque da vez é um texto escrito por José Saramago em março de 1986 para a revista brasileira Status. Disponibilizado on-line por estes dias pela Fundação José Saramago que justificou ser este uma peça que integra a exposição permanente na Casa dos Bicos, "José Saramago - a semente e os frutos", o texto, na época foi enviado ao Brasil via Telex, uma das tecnologias mais avançadas da época. O texto está disponível no menu Dispersos > Artigos.

Fizemos atualizações ainda na área Outros textos > Adaptações > Teatro com informações acerca da recente adaptação ao teatro do romance A viagem do elefante; no menu Galeria > Vídeos acrescentamos a leitura do Discurso de Estocolmo, quando da recepção do Prêmio Nobel, no banquete oferecido no Palácio Real, José Saramago invocou a Declaração dos Direitos Humanos com instrumento a ser revisto sempre. A leitura pode ser acompanhada com texto escrito aqui

Por fim, no menu Sobre a obra > Artigos e ensaios foram acrescidos em torno de 10 novos textos com leituras específicas para obra do escritor português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário