quinta-feira, 13 de junho de 2013

Um ano de abertura da Casa dos Bicos

fachada da Casa dos Bicos, atual sede da Fundação José Saramago


Hoje, 13 de junho de 2013, assinala um ano da abertura da Casa dos Bicos, atual sede da Fundação José Saramago. Ao longo desse período já recebeu 25 mil visitantes de várias partes do mundo e de várias idades. Segundo comunicado divulgado para imprensa, de cada três visitantes, um é estrangeiro e vem integrado a grupos. Os dados são contabilizados a partir dos livros de visitas.

Em grande parte são estudantes e professores que vão a conhecer a Fundação e suas atividades culturais como a representação de “Memorial do Convento” pelo Grupo de Teatro Éter, cuja cooperação tem sido excepcional.

Os objetivos para este primeiro ano foram largamente ultrapassados, quer no número de visitas quer na afirmação do espaço como um novo marco cultural da cidade. Seja pelos lançamentos de livros, seja pelas sessões promovidas por instituições como a Unesco/Portugal e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Neste primeiro ano o espaço estabeleceu parcerias com a Casa da América Latina e o Centro Nacional de Cultura. Com esta última, em julho a Casa dos Bicos irá cooperar no programa Disquiet, que traz a Portugal um grupo de escritores estadunidenses.

Ainda neste ano, correram vários espetáculos e conversas sobre música, poesia, literatura, design gráfico e humor. Dois marcos desses encontros foram em agosto, quando foi celebrados o centenário de Jorge Amado com um recital de Vera Barbosa e uma exposição e a comemoração, em novembro, do 90.º aniversário do nascimento de José Saramago. 

Já para o ano que se inicia, novos planos são feitos, três deles já em divulgação: a estreia de “A Viagem do Elefante “em Figueira de Castelo Rodrigo, na noite de 29 de junho, um trabalho literalmente gigante do Trigo Limpo teatro ACERT de Tondela com coprodução musical da Flor de Jara de Luís Pastor e Lourdes Guerra, do qual somos parceiros. A peça viajará por várias cidades do interior e terminará a sua primeira digressão em Lisboa, a 24 e 25 de setembro.

Antes, na sede da Fundação na Casa dos Bicos, no dia 20 às 18h30, realiza-se um encontro de editores, com a participação já confirmada de Pilar Reyes (Alfaguara), Gianluca Foglia (Feltrinelli), Bárbara Bulhosa (Tinta da China), Zeferino Coelho (Caminho), Carlos da Veiga Ferreira (Teodolito), Manuel Alberto Valente (Porto Editora), João Rodrigues (Sextante) e Adélia Carvalho (Tcharan).

E, no dia 25 de junho, às 21h30, em colaboração com o Círculo de Leitores, será apresentada a obra completa de Padre António Vieira, com a presença de António Mega Ferreira. Um ator do Grupo Éter lerá fragmentos da obra e o pianista João Vasco interpretará alguns temas musicais.

Já no dia 18 de junho, data do terceiro aniversário da morte de José Saramago, será reexibida a versão integral (com cinco horas de duração) do filme “José e Pilar”, a partir das 12h30. Nessa data, cineclubes, bibliotecas e associações culturais de todo o país vão exibir este documentário de Miguel Gonçalves Mendes.

Todas estas informações e muitas outras estão disponíveis no site da fundação e nas suas redes sociais no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário