segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Novo título da Coleção Estudos Saramaguianos reúne estudos sobre o romance "Ensaio sobre a cegueira"





Chama-se Peças para um ensaio. O livro é organizado pelo Professor Pedro Fernandes de Oliveira Neto e reúne em quatro centenas de páginas dezessete textos sobre uma das obras, se não principal, entre as mais conhecidas e, portanto, fundamental para a literatura de José Saramago: Ensaio sobre a cegueira. Publicado em 1995, este romance se consolida como uma leitura simultaneamente ousada e inesgotável sobre a moral e a condição humana no interior de um tempo quando o ideal de civilização atravessa um longo e penoso crepúsculo. 

"Os múltiplos olhares designados sob o termo peças, também os objetos que dão forma a um objeto maior, constituem na esteira do romance em questão, um ensaio, este redigido a várias mãos e interessado em evidenciar (ou mesmo estabelecer novos) itinerários de leitura e interrogações continuamente atuais só propiciadas através de objetos culturais como a literatura", diz a sinopse divulgada pela casa editorial que tem publicado os livros da Coleção Estudos Saramaguianos, no interior da qual está albergado esta coletânea.

Esta coleção tem como objetivo resgatar estudos valiosos para a bibliografia crítica da obra de José Saramago; a este trabalho, visa apresentar ainda novas leituras, compondo um rico diálogo capaz de oferecer uma rica tessitura sobre a literatura do escritor ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998. 

Os autores que aparecem em Peças para o ensaio são, além do organizador da coletânea, Miguel Real, Begoña Ortega Villaro, Sandra Ferreira, Miguel Alberto Koleff, Monica Figueiredo, Cleomar Pinheiro Sotta, Tania Mara Antonietti Lopes, Odil José de Oliveira Filho, Miriam Giberti P. Pallotta, Maiquel Röhrig, Horácio Costa, Teresa Cristina Cerdeira, Cesar Kiraly, Odete Jubilado, Orlando Grossegesse, Ana Paula Arnaut e Sara de Almeida Leite.

O livro pode ser adquirido aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário