sexta-feira, 9 de novembro de 2018

A coleção para toda uma vida, Coleção Estudos Saramaguianos



Entre a década de 1980 e contemporaneamente é possível mapear ao menos três gerações distintas de especialistas interessados no universo de criação de José Saramago – um circuito que reúne importantes pesquisadores da literatura, como, dentre outros, Maria Alzira Seixo, Carlos Reis, Harold Bloom ou James Wood. A Coleção Estudos Saramaguianos é, portanto, uma proposta criada num dos territórios mais férteis e propícios do que, desde a aparição de uma revista acadêmica interessada apenas em estudos sobre a obra de José Saramago, tem sido conceituado como estudos saramaguianos, fator que eleva o escritor à condição de outras figuras importantes da literatura de língua portuguesa: Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, para citar alguns dos nomes que adjetivam outras correntes críticas no âmbito dos estudos literários.

A Coleção de Estudos Saramaguianos tem a ambição de contornar as fronteiras desse universo, mas apresenta-se interessada em compor um painel multissignificativo: o suficiente para mostrar às várias gerações de leitores que agora descobrem ou redescobrem a literatura de Saramago outros leitores também de gerações e lugares diversos que decidiram levar um pouco mais adiante a tarefa da leitura. Reúne alguns estudos considerados fundadores da crítica saramaguiana e a aparição dos seus herdeiros diretos ou indiretos e daqueles que possivelmente inauguram outros meandros para o estudo dessa obra.

Coordenada por Pedro Fernandes de Oliveira Neto, leitor assíduo da obra do escritor português, diretor da Revista de Estudos Saramaguianos e autor de Retratos para a construção do feminino na obra de José Saramago a coleção é uma nova guinada do que agora podemos chamar de sobrevida do escritor, esta constituída pela atividade criativa dos leitores da sua obra. As abordagens que formam os estudos contemplados nesta coleção são diversas porque uma obra de igual plurissignificação não se reduz aos meandros de uma ou outra crítica. Assim, os estudos privilegiados nesta coleção são os que acrescentam à compreensão e à contínua ampliação das fronteiras do universo literário saramaguiano.

Livros a sair em breve

José Saramago entre a história a ficção. Uma saga de portugueses, de Teresa Cristina Cerdeira
O estudo que deu origem a este livro foi concluído em 1987 e sua publicação ocorreu dois anos depois em Portugal. Entre o ano da primeira edição e agora se passaram quase três décadas e, apesar de nascido no Brasil, fruto de uma tese orientada por Cleonice Berardinelli, é inédito por aqui. Este é um texto desde sempre recorrente em toda bibliografia básica sobre a obra de José Saramago.

Peças para um ensaio, Pedro Fernandes de Oliveira Neto (Org.)
Em 1995, José Saramago publicou aquela que seria, ao lado de tantas outras obras, sua máxima criação – Ensaio sobre a cegueira. Dali ao Prêmio Nobel, o primeiro atribuído a um escritor de língua portuguesa, se passaram três anos; depois, convertido numa das mais importantes alegorias do nosso tempo, foi apreciado pelo cinema de Fernando Meirelles, pela leitura de nomes como Zigmunt Bauman, e pelo acompanhamento de uma diversa ordem de abordagens acadêmicas. Organizado por Pedro Fernandes de Oliveira Neto, autor de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago, este livro reúne parte destas visões na voz de pesquisadores da obra saramaguiana dentro e fora do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário