quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Pela primeira vez no Brasil, um dos primeiros estudos sobre a obra de José Saramago




Quando Teresa Cristina Cerdeira decidiu fazer um doutoramento sobre a obra de José Saramago, o escritor só tinha publicado dois de seus melhores romances: Levantado do chão e Memorial do convento. No andamento da pesquisa, o escritor português publicou O ano da morte de Ricardo Reis. A tese orientada pela Professora Cleonice Berardinelli logo foi publicada em Portugal pela Dom Quixote dá contas dessas três obras. Desde sempre, passou a figurar como o primeiro estudo realizado por uma pesquisadora brasileira sobre a obra saramaguiana e um dos primeiros no mundo. 

José Saramago. Entre a história a ficção, uma saga de portugueses, logo se tornou referência obrigatória a todo leitor que queira melhor se aprofundar ou conhecer a obra do primeiro escritor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Mas, há muito é um livro situado fora de catálogo e nunca editado no Brasil. A lacuna deixa de existir passados quase trinta anos da primeira edição e no ano das duas décadas de atribuição do maior prêmio literário a Saramago. 

O livro é agora apresentado pela Editora Moinhos que passa a publicar uma coleção dedicada a reunir estudos sobre a obra do escritor português. A coleção é coordenada pelo Professor Pedro Fernandes de Oliveira Neto. 

A apresentação do livro de Teresa Cristina Cerdeira acontece no dia 10 de novembro, a partir das 18h, na Livraria da Travessa de Ipanema (R. Visconde de Pirajá, 572), no Rio de Janeiro. Pode dizer presença neste espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário