segunda-feira, 10 de abril de 2017

Uma edição especial para "Ensaio sobre a cegueira"




Certa vez disse Eduardo Lourenço sobre José Saramago: "Não conheço em língua portuguesa autor algum – salvo Pessoa – que tão entranhadamente tenha entrelaçado à sua criação a consciência do mesmo acto de criação, a questão do seu ser e do seu sentido. Como acompanhamento da mão esquerda, toda a sua ficção se envolve no eco musical que a prolonga, como se a precedesse, integrando em si os efeitos do milagre em que consiste. Assim que nada pode ser dito sobre «os fins» que nessa ficção já estão visíveis ou que invisíveis a comandam, que não seja glosa da glosa permanente com que José Saramago acompanha uma narração".

Desse escritor, grandioso por sua criação, chega a partir do dia 19 de abril, em Portugal, mais uma edição para os leitores seus mais apaixonados. Depois de publicar uma edição de luxo de Memorial do Convento no final de 2016, a Guerra e Paz traz um segundo título de José Saramago, Ensaio sobre a cegueira

Esta é uma edição única e irrepetível que nasce da amizade do editor José da Cruz Santos com José Saramago, que o juntou a Vasco Graça Moura e Rogério Ribeiro. A edição com tiragem de apenas 500 exemplares, em capa dura e lombada de tecido assim está organizada: o poeta Graça Moura é o autor de um prefácio inédito para a obra e Rogério Ribeiro o autor de dez ilustrações que reconstroem passagens simbólicas do romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário