quinta-feira, 6 de abril de 2017

Novas raízes da oliveira de José Saramago



No dia 8 de abril, será inaugurado o novo espaço da Fundação José Saramago, em Azinhaga, sítio natal do escritor português. A sede da FJS funcionará na antiga Escola Básica do 1º Ciclo da aldeia, edifício que estava fechado desde 2007. O projeto de recuperação do lugar é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Azinhaga, a Fundação José Saramago e a Câmara Municipal da Golegã.

No novo espaço, o visitante poderá ver a cama onde os avós de José Saramago dormiam e que, como contou no discurso do Prêmio Nobel, servia de abrigo, nas noites de frio, para os animais mais delicados. Também se mostram fotos de família de José Saramago do tempo d’As Pequenas Memórias, reconstruindo-se um certo modo de vida rural com a reprodução de uma cozinha local do início do século passado.

As novas instalações da Fundação José Saramago em Azinhaga contam ainda com uma biblioteca, uma livraria e um auditório capacitado para receber diversos tipos de atividades culturais. Neste novo espaço estará patente uma exposição da FJS intitulada Saramago e a música.

Além da inauguração da nova sede, no sábado será também aberto um novo passeio junto ao Rio Almonda envolvido pelas palavras que sobre essas paisagens José Saramago foi escrevendo ao longo da sua vida.

Os actos do dia 8 terminarão com a encenação teatral de Ensaio sobre a cegueira feita por jovens da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário