quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pedro Fernandes volta ao "Memorial do convento"

José Saramago em frente ao Palácio Nacional de Mafra. Foto: Inácio Ludgero

Memorial do convento dispensa apresentações no que se refere a sua importância para a obra de José Saramago e para a literatura contemporânea. Trata-se do romance mais conhecido do escritor português – aquele que instou seu nome no cenário nacional e no cenário fora de seu país.

O resultado de sua importância está nas incontáveis traduções, edições e adaptações variadas sobre a obra para outras manifestações artísticas (já foi tema para a ópera do conceituado músico Azio Corghi cuja estreia em maio de 1990 arrebatou o público do Teatro Alla Sacala de Milão e tema para as belíssimas pinturas de José Santa-Bárbara numa exposição, material que depois foi recolhido numa edição limitada do próprio romance quando chegou aos 20 anos, em 2002, apenas para citar duas ocasiões).

Memorial do convento que foi uma das obras contempladas pelo estudo de Pedro Fernandes de Oliveira Neto publicado em 2012, Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago, volta a ser tema para uma conferência do professor na Universidade Potiguar (Unidade da Floriano Peixoto, Petrópolis), em Natal, Rio Grande do Norte.

A conversa, como prefere chamar o professor, começa às 19h e é parte de uma programação que inclui ainda falas sobre Fernando Pessoa (Professora Cláudia Sousa) e Sophia de Mello Breyner Andrensen (Professora Maria Guimarães). E deve se voltar para aspectos gerais sobre a construção do romance de 1982, reflexões sobre modos de leitura da obra e articulação de temas ligados à preocupação de Saramago.

Além da conferência, intitulada “Apontamentos para uma leitura de Memorial do convento, de José Saramago”, Pedro colocará à disposição do público seu estudo de 2012 e falará en passant sobre o trabalho frente a direção da Revista de Estudos Saramaguianos, apresentada em 2014 e cuja segunda edição está em vias de ser publicada. 

A mesa de estudos de literatura portuguesa integra o âmbito do VII Congresso de Educação da Universidade Potiguar, evento que congrega os cursos de Educação, Letras e Direito da instituição. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário