domingo, 14 de junho de 2015

Revista brasileira dedica homenagem a José Saramago



Em julho de 2015, cumprem-se cinco anos da publicação de uma edição do periódico brasileiro caderno-revista 7faces cujo tema foi a obra poética de José Saramago. Com prefácio do Professor Carlos Reis, Variações de um mesmo tom: diálogos sobre a poesia de José Saramago reúne ensaios de críticos do Brasil e Portugal. 

Além de examinar uma face das menos conhecidas do escritor português, a edição de 2010, veio acompanhada de um rico catálogo com, entre outros materiais, crônicas inéditas e um texto do Professor Pedro Fernandes copiado a partir de uma conferência ministrada por ele em que faz um percurso sobre a obra saramaguiana.

Agora, no dia 18 de junho, cumprem-se também cinco anos da morte de José Saramago. O autor de obras fundamentais da literatura em língua portuguesa como Memorial do convento, O ano da morte de Ricardo Reis e Ensaio sobre a cegueira recebe homenagens dentro e fora de seu país.

No Brasil, por exemplo, o cruzamento dessas duas datas aqui mencionadas culmina com a edição de um opúsculo disponibilizado on-line com poema de Rui Santos sobre Saramago. O texto de Rui foi integralmente ilustrado por Diane Sbardelotto e prefaciado pelo Professor Pedro Fernandes.

Intitulado Espumas das palavras, o poema, segundo o Pedro, “traz a relevo o exercício da força imaginativa do escritor como produto da relação com os acontecimentos de sua própria vida, das leituras e da aproximação que mantém com os principais temas de seu tempo”.

Enquanto isso, reveja o mencionado número do caderno-revista 7faces. São mais de 200 páginas de conteúdo e o encarte tem mais de 100 páginas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário