quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Exposição “O feminino na escrita de José Saramago”



“Estou inventando mulheres ou talvez, outra forma de ser mulher”
(José Saramago)

Lena Gal, como artista plástica com larga obra dedicada à representação do feminino busca alcançar esse universo de formas femininas igualmente pintadas pela escrita de José Saramago. Tudo nasceu depois de ler o livro Retratos para a construção do feminino naprosa de José Saramago, do professor brasileiro Pedro Fernandes de OliveiraNeto; depois foi estar em contato com parte significativa da obra do Prêmio Nobel de Literatura. Esses dois encontros fez nascer na artista a necessidade de ir ao que ela chama de “essência” da representação, por um “elo forte entre as personagens saramaguianas e as da minha linguagem plástica, entre a minha pintura feminina e as mulheres reais da minha própria história de vida”.

O resultado é uma exposição inspiradora. “Identifiquei a mesma força, os silêncios, os sentidos do olhar, a intuição, o amor, a sensualidade, a denúncia de casos de violência e do assédio sexual, a cumplicidade feminina do despertar para a consciência do ser mulher, e deixei-me guiar pelo meu interior, pelo sentir este foco feminino, pelo envolvimento emocional e pelos momentos de ansiedade para, num trabalho criativo, pela forma, pela cor e pelo simbolismo dar rosto a mulheres como Blimunda, a mulher do médico entre outras mulheres/personagens tão fortes, tão sábias como tantas mulheres da vida real que encarnam o arquétipo da Grande Mãe que pinto” – lembra a artista.

Lena Gal é de S. Miguel (Açores) e a exposição “O feminino na escrita de José Saramago” é aberta ao público no dia 26 de setembro no Centro Municipal de Ponta Delgada. Na mostra, 25 telas, 21 acrílicos sobre tela e quatro desenhos produzidos num interstício de leituras: a do livro de Pedro Fernandes, a da obra de José Saramago e a da pintura. É um trabalho desenvolvido ininterruptamente há dois anos. 

Para Pedro Fernandes, estudioso da obra de José Saramago, e quem assina o catálogo da exposição, o trabalho de Lena “reúne muitas peculiaridades: não somente porque estamos diante de mãos femininas já prendadas na arte da invenção de outras maneiras de ser mulher, mas porque a artista se encontra motivada em simultâneo pela escritura [...] ensaística e pela romanesca, extraindo desse encontro figurações que são síntese e limiar de uma ação interpretativa”.

A exposição fica à disposição dos visitantes até o dia 23 de outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário