sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Boletim #4



Foram feitas as primeiras atualizações na página Um caderno para Saramago. Entre as novidades está a transcrição de inédito do escritor português: um crônica intitulada "É tempo..." e publicada pela primeira vez em janeiro de 1956, no suplemento de um jornal português da época, O Benfica. A crônica foi redescoberta ao darmos com uma edição da Revista Colóquio/Letras publicada um ano depois do Prêmio Nobel, isto é em 1999, e trata de um dossiê em torno da obra do escritor português. Aliás, o número em questão aparece referendado no projeto no menu Sobre a obra > revistas. A crônica pode ser lida em Dispersos > Do escritor > Crônicas.

Outra novidade foi um vídeo publicado no canal Letras in.verso no Youtube com recortes de entrevistas raras concedidas pelo escritor, em anos como 1987, 1995, à volta disso. Para assistir essa novidade basta acessar Galeria > Vídeos.

No mais, no menu Sobre a obra > Artigos e ensaios foram acrescidos em torno de 20 novos textos com leituras específicas para a obra do escritor português; em Dispersos > Do escritor > Contos foi transcrito o conto "O centauro", texto incluído na antologia Objecto quase e que teve leitura recentemente para o jornal The Guardian pela escritora sul-africana Nadine Gordimer. 

Tenhamos todos o bom 2013. E para discutir os materiais aqui publicados, basta acessar e pedir que seja incorporado ao grupo de discussão Um caderno para Saramago no Facebook, por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário