sábado, 22 de dezembro de 2012

Boletim #3

Loredano. Caricatura de José Saramago.
Já algum tempo vínhamos colecionando caricaturas produzidas em torno de José Saramago porque desde este tempo pensamos num espaço, dentro da galeria de imagens, n'Um caderno, para sua exposição. Realizamos a ideia. E esta é só uma das novidades em torno do projeto, que recebeu, várias atualizações, as últimas deste 2012 já no seu fim.

Para ver a galeria Caricaturas basta ir no menu Galeria, depois em Imagens > Caricatura. Também adicionamos um conjunto de imagens cuja mostra foi dada no blog Letras in.verso e re.verso por ocasião dos 90 anos do escritor e dos 35 anos da 1ª edição de Memorial do convento: imagens de por volta 1984, em Mafra, época em que se publicou o referido romance. Estas imagens estão abrigadas em Imagens > Galeria Memorial a José. Ainda foram acrescidas imagens na Galeria José Saramago e personalidades.

No menu Sobre a obra > Artigos e ensaios foram publicados aproximadamente vinte novos textos com diferentes abordagens em torno da obra de José Saramago. Em Sobre a obra > Dissertações foram publicadas duas novas dissertações produzidas no Brasil que localizamos a partir dos portais de suas respectivas universidades.

Voltando ao menu Galeria acrescentamos em Links atalhos para a revista da Fundação José Saramago, Blimunda, para o blog comemorativo dos 90 anos do escritor e o blog para o livro do professor Pedro Fernandes, publicado neste ano, Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (Editora Appris, 280 páginas). 

Para ir ao Um caderno e conferir estas novidades, clica aqui.

Grupo no Facebook para José Saramago

Por fim, relembramos da ideia que colocamos na web por esses dias como extensão do Projeto Um caderno para Saramago, um grupo de discussões criado no Facebook, e que pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário