sexta-feira, 9 de março de 2012

Conferência sobre José Saramago



"José Saramago: subverter para reinventar". Eis um título que sugere uma conversa franca sobre o fazer literário do autor de algumas das obras fundamentais da literatura portuguesa contemporânea, como Memorial do convento Ensaio sobre a cegueira

A base para o encontro com o professor Pedro Fernandes, entretanto não será os dois romances, mas um que levantou polêmica quando foi publicado em Portugal na década de 1990: O evangelho segundo Jesus Cristo. Polêmica que, sublinha, o conferencista que "só reforça a grandiosidade da obra, visto que, uma das tarefas da arte na atual conjuntura consiste em fazer com que possamos sair da posição de acomodados ante tudo". 

É este o ganho maior de se discutir uma obra como a de José Saramago, para Pedro Fernandes, quase sua profissão-de-fé. O professor conta sobre a primeira vez que leu a obra que será tema de sua conferência. Ainda estava na graduação e foi o primeiro contato com a obra de um autor que a essa altura, mesmo depois de já ter ganhado o Prêmio Nobel de Literatura (foi em 1998), ainda lhe é desconhecida. "Na ocasião, os cursos de Letras, ao menos os das universidades potiguares pouco discutiam a obra de Saramago. E o Evangelho foi fundamental para que eu, saísse por conta própria como um aluno de Letras interessado na obra desse escritor. Retornar a ela a essa altura, depois de concluir uma dissertação de mestrado sobre Saramago e na ocasião em que reviso esse material para um livro, é um momento ímpar".

O convite para o encontro partiu do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O evento acontece no dia 14 de março às 19h30 e as inscrições podem ser feitas na sala do grupo com Clara Marques; a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário