sábado, 2 de junho de 2012

Boletim #1


Cena de adaptação de Caim para o teatro. Foto: Marcelo Justo/Folha Press

Um novo hotblog

Às vésperas de completar dois anos on-line, o espaço Um caderno para Saramago tem cumprido seu interesse, muito embora tenha ainda pela frente alguns desafios a serem tomados e o principal deles é poder disponibilizar tudo o que já coletei de material impresso sobre o escritor português. Na verdade, pouquíssima coisa desse material foi aí disponibilizada porque me custa, sobretudo, tempo para sua digitalização. Mas, é preciso reconhecer que o trabalho de acompanhamento quanto ao que surge na web isso tem sido feito com plena satisfação. Entendendo que o espaço funciona como uma espécie de memória ou como foi dito na sua apresentação como uma enciclopédia em torno de José Saramago já havia notado a necessidade de manutenção de um espaço paralelo para o acompanhamento das atividades aí desenvolvidas e-ou das atualizações aí feitas. Por isso, foi que canalizei um grupo de postagens no Letras in.verso e re.verso para apublicação disso e a qual chamei de hotblog. A novidade de agora é que este hotblog passa a ter uma existência independente do Letras, já que o papel desse espaço encontra-se hoje com sua capacidade bastante elevada. Aos poucos todas as notas aí publicadas serão transferidas para o novo hotblog constando a mesma data de postagem no lugar antigo, por enquanto fica o link com atalho para o antigo, no menu lateral.

***
As novidades, além dessa, de Um caderno são muitas; foram feitas atualizações em quase todos os menus da ideia:

- Em Sobre a obra > Artigos e ensaios foram acrescidos mais materiais disponibilizados on-line nesses últimos meses;

- Em Dispersos > Citações foram acrescidas novas citações do escritor e pelo aniversário do espaço estaremos, em breve, disponibilizando papeis para o Facebook com frases de José Saramago;

- Em Galeria > Vídeos > Página 2 foram acrescidos novos vídeos encontrados no Youtube: um programa da RTP, série Grandes Livros, em homenagem ao Memorial do convento; o vídeo de lançamento em vida do último romance de Saramago, Caim; o vídeo com as reações da imprensa quando do recebimento em 1998 do Prêmio Nobel de Literatura, dividido em duas partes e editado pela Fundação José Saramago; vídeo sobre o livro lançado postumamente, Claraboia, produzido pela Alfaguara; um documentário produzido pela Universidade Aberta de Lisboa sobre a obra do escritor; e um vídeo com conferência “A alternativa ao neoliberalismo chama-se consciência”.

- Em Outros textos novidades em teatro, artes plásticas, música, tudo produzido a partir da obra de José Saramago.

- E as atualizações feitas sempre no menu Notícias com destaque para a adaptação de O homem duplicado para o cinema, a abertura da Casa dos Bicos com sede da Fundação José Saramago e conjuntamente a nova exposição de Fernando Gómez Aguillera, “José Saramago. A semente e os frutos”. Com a abertura do novo hotblog esse menu deixará de existir, em breve, na página de Um caderno, já que é meta que estas sejam publicadas por aqui; assim como as notas do antigo hotblog serão tranferidas para cá, também as do menu Notícias serão transferidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário