quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Livros com depoimentos sobre José Saramago é lançado no Brasil


O livro As palavras de José Saramago, de Fernando Gómez Aguilera e sobre o escritor português José Saramago, ainda inédito em Portugal, é lançado a 21 de Setembro no Brasil, foi anunciado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O documentário José e Pilar, que tem estreia portuguesa marcada para o Doc Lisboa deste ano, estreia-se também no Brasil em Novembro em São Paulo e Rio de Janeiro.

As palavras de José Saramago inclui declarações e depoimentos do escritor e o seu editor no Brasil, Luiz Schwarcz, associa o lançamento da obra a um tributo póstumo ao escritor e Prémio Nobel que morreu em Junho deste ano.

“Não houve no Brasil nenhum rito que tivesse assinalado a morte de José Saramago”, disse o editor durante um debate sobre o autor português na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorre até 22 de Agosto. “A ideia de lançar o livro aqui [Brasil] antes de Portugal é prestar essa homenagem, sendo que o local escolhido para o lançamento será o mesmo onde Saramago recebia o público quando visitava São Paulo”, salientou.

O realizador português Miguel Gonçalves Mendes revelou também no mesmo debate que a estreia do documentário “José e Pilar” no Brasil será em Novembro. O realizador acompanhou durante três anos a vida de José Saramago e de sua mulher, Pilar del Rio, reunindo depoimentos do escritor, único prémio Nobel de literatura em língua portuguesa.

© Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário