quinta-feira, 5 de maio de 2016

Minicurso sobre o feminino na literatura de José Saramago



A Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, promovem o minicurso “Projeções acerca do feminino na literatura de José Saramago”, a ser ministrado pelo professor Dr. Pedro Fernandes de Oliveira Neto, nos dias 16 e 17 de maio de 2016, das 18h50 às 22h15, no Auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO), no Campus Central, Mossoró (RN). 

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Letras Vernáculas (manhã e noite).

José Saramago é um dos escritores mais importantes de Língua Portuguesa da atualidade, sendo também, até o presente, o primeiro e único escritor de origem lusitana a ser laureado com o Prêmio Nobel (1998).


A crítica e o próprio José Saramago expuseram por via diversa as formas como o tema do feminino constitui-se numa expressão recorrente na construção das representações ensejadas por uma obra interessada em revalidar um lugar caro à expressão literária – o de ser uma aguda crítica aos discursos deterministas e aos modelos culturais, sociais e históricos impostos pelo pensamento ocidental dominante. O objetivo do curso ora apresentado é o de compreender, pela reflexão da crítica literária, como o escritor projetou e construiu um imaginário diverso e singular sobre a figura feminina; imaginário que é num só tempo representação e reinvenção dos modos de ser e estar no mundo. A partir da visita a alguns lugares sobre o conjunto da obra (poesia e teatro), propomos algumas linhas sobre a gênese dessa obsessão e sua constituição no âmbito da prosa romanesca. No fim, o que oferecemos é uma via de contato para uma das produções literárias de língua portuguesa desde então fundamentais para a reflexão sobre uma contemporaneidade espectral e diversa.

Pedro Fernandes é professor na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); Doutor em Estudos da Linguagem com área de concentração em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGeL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); e Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras e Artes (FALA) por essa mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT). É coeditor da Revista de Estudos Saramaguianos e do caderno-revista 7faces. É autor de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (ensaio acadêmico, Editora Appris, 2012) Sertanices (poesia, inédito) e do e-book Palavras de pedra e cal (poesia, edição independente).



Nenhum comentário:

Postar um comentário