terça-feira, 3 de novembro de 2015

No 93º aniversário de José Saramago, mais quatro títulos em reedição de sua obra



Somam já 21 títulos publicados pela nova casa editorial responsável pela edição da obra de José Saramago, Porto Editora. Desde então, as capas dos livros do escritor português têm sido marcadas por um diferencial: os títulos são redigidos por nomes da cultura de língua portuguesa. Personalidades como Mia Couto, Chico Buarque, Eduardo Lourenço, entre outros amigos de Saramago têm emprestado a caligrafia para nomear as obras.

Na nova leva, Todos os nomesA jangada de pedraTerra do pecado e Objeto quase; dessa vez, as capas contaram com a colaboração do cineasta Miguel Gonçalves Mendes, e dos escritores Mário Cláudio, José Luís Peixoto e João Tordo, respectivamente.

A jangada de pedra é um muito conhecido romance de Saramago, já adaptado ao cinema por George Sluizer e publicado em mais de 20 línguas, que tem como pano de fundo uma utopia: a separação da Península Ibérica do restante continente europeu, tornando-se uma ilha. 

Neste grupo de novas edições é publicado ainda o primeiro romance de Saramago, Terra do pecado, cuja 1.ª edição data de 1947, e o seu primeiro livro de contos Objeto quase, de 1978. 

Todos os nomes foi o romance que lançou antes de ser distinguido pela Academia Sueca, em 1998, onde o autor expressa a necessidade urgente de encontrar o outro, talvez porque nessa busca acabe por se encontrar a si mesmo. Segundo Eduardo Lourenço, é "um dos grandes romances de amor da literatura portuguesa". (Público). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário