quarta-feira, 4 de março de 2015

Boletim #8

Um dos destaques das atualizações, a longa entrevista com José Saramago por Beatriz Berrini e a conferência "Direito e os sinos"



Foram feitas novas atualizações no espaço “Um caderno para Saramago”. A revisão do blog que começou com uma renovação do visual ainda em meados de 2014 está quase próximo do fim; agora, estão em correção a organizações de conteúdo com vistas à facilitação do acesso às matérias aí publicadas. Além disso, nesse intervalo, os leitores receberam ainda mais conteúdo, confiram:

1. Atualizamos os verbetes com títulos sobre a obra de José Saramago; por exemplo, faltava ainda conteúdo sobre o livro de crônicas Folhas políticas (1976-1998), agora já não. Nesse item, trabalhamos para finalizar toda a bibliografia saramaguiana. Futuramente, em cada um dos verbetes serão oferecidos atalhos para acesso a outras informações sobre a obra em questão.

2. A seção “Da obra” recebeu atualizações em todas as entradas; estão disponíveis novos artigos, ensaios, revistas, dissertações, teses e livros sobre a obra de José Saramago. Futuramente, pela amplitude que essas referências alcançam iremos propor a organização dos trabalhos por título a que se referem.

3. A seção A partir da obra também recebeu atualizações em grande parte das entradas, com destaque para o CD de Esperanza Fernandez a partir da poesia de José Saramago.

4. A seção “Dispersos” tem algumas joias; dentre elas, a entrevista feita ao escritor por Beatriz Berrini num livro que já agora é uma raridade entre os estudiosos – José Saramago: ler o romance; em conferências, editamos dois textos de Saramago, “Direito e os sinos” e “Andrea Mantegna: uma ética, uma estética”; e em correspondências, a comovente carta escrita ao presidente do Uruguai por intercessão às buscas pela neta desaparecida de Juan Gelman.

5. Na seção “Galeria” foram adicionados novos vídeos com conferências e entrevistas de Saramago coletadas do Youtube e mais imagens do escritor saídas da web. 

Você pode acompanhar outras informações e participar de discussões sobre a obra de José Saramago on-line através do nosso grupo no Facebook 


Nenhum comentário:

Postar um comentário