segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Vem a lume a Revista de Estudos Saramaguianos




A REVISTA DE ESTUDOS SARAMAGUIANOS é produto do encontro de pesquisadores da obra de José Saramago de três lugares do mundo. Seu viés é o de uma revista acadêmica, com tiragem semestral, gratuita e eletrônica cuja proposta é a publicação de ensaios, documentos e recensões críticas que tenham como escopo a obra do escritor português. Seu objetivo é o de fortalecer os estudos, intercambiar pesquisas e dar a conhecer as diversas possibilidades de leituras em torno da obra saramaguiana.

A primeira edição teve uma tiragem impressa pela Editora Patuá. A publicação é apresentada em dois volumes: um em língua portuguesa e outra em língua espanhola, as duas línguas em que circularão os textos publicados de agora em diante.

Carlos Reis e Pedro Fernandes apresentam o primeiro número da Revista de Estudos
Saramaguianos
A REVISTA foi apresentada no âmbito das celebrações pelo Dia do Desassossego, data pensada pela Fundação José Saramago, que este ano integrou as lembranças pelo 92º aniversário do escritor. 

Boa parte dos nomes que escrevem para esta primeira edição integra como corpo científico para a REVISTA composto ainda por professores e pesquisadores de várias instituições brasileiras, portuguesas e estrangeiras. Nela estão textos de Ana Paula Arnaut, Carlos Reis, Teresa Cristina Cerdeira, Conceição Flores, Fabiana Takahashi, Miguel Koleff, Maria Victoria Ferrara, Pedro Fernandes e Lílian Lopondo.

Os dois volumes reúnem ainda imagens de José Saramago do período de escrita de Claraboia, fac-similar de páginas de Claraboia e de materiais para a escrita de O ano da morte de Ricardo Reis. O volume em língua portuguesa, além desses arquivos, recebe um conjunto inédito de telas da exposição “O feminino na escrita de José Saramago”, produzida pela artista plástica Lena Gal.

O site da revista reúne mais detalhes e em breve disponibilizará a edição eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário