quarta-feira, 28 de maio de 2014

Novos rostos para a obra de José Saramago


Em Portugal, na sede da Fundação José Saramago, foram apresentadas as nove primeiras obras de José Saramago reeditadas agora pelo selo Porto Editora. Desde meados do início de 2014 que os responsáveis pela obra do escritor romperam com a Editorial Caminho, selo que, de fato, deu conhecer a literatura saramaguiana e já clássico pelas edições com capa amarela. 

E está nas capas, a principal novidade da obra reeditada: todas elas receberam o título com a letra de personalidades da cultura portuguesa, num trabalho gráfico do atelier Silva Designers, o mesmo responsável pelo design da revista Blimunda, mensário da Fundação.


Assim, os leitores recebem As intermitências da morte com título grafado pelo punho de Valter Hugo Mãe; Lídia Jorge, O homem duplicado; Gonçalo M. Tavares, As pequenas memórias; Dulce Maria Cardoso, Ensaio sobre a lucidez; Eduardo Lourenço, A caverna; Júlio Pomar, Manual de pintura e caligrafia; Mário de Carvalho, A viagem do elefante e Baptista-Bastos, A noite. Por enquanto, estes são os títulos que circularão nas livrarias portuguesas. 

Veja um vídeo que documenta o processo de concepção da grafia para os títulos ora apresentados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário