domingo, 13 de abril de 2014

Lanzarote, a Janela de Saramago


José Saramago por João Francisco Vilhena.

Dentre os vários nomes importantes da fotografia que tiveram o privilégio de fotografar o escritor português, está João Francisco Vilhena que expõe, na ilha de Lanzarote, 29 imagens que ilustram a vida do Prêmio Nobel da Literatura. A exposição está patente até 14 de maio na sala de exposições Charco de San Ginés, em Arrecife.

Parte da mesma exposição estará no LeV - Festival Literatura em Viagem, em Matosinhos, entre 9 e 11 de maio, um festival produzido pela Booktailors - Consultores Editoriais. No dia 10 de junho, a exposição é inaugurada em Barcelona. Resultado deste trabalho fotográfico, será apresentado ainda no mês de maio, em Portugal o livro Lanzarote, a Janela de Saramago

A exposição de igual nome é constituída por imagens captadas em 1998, mesmo ano em que Saramago recebeu o Prêmio Nobel, e em 2013, quando João Francisco Vilhena volta a Lanzarote e percorre os lugares onde retratou o escritor.

Nesta exposição, Vilhena junta fotografias preto e branco, expostas em Estocolmo na entrega do prêmio com fotografias inéditas do escritor em Lanzarote. E a estas, juntam-se algumas fotografias mais recentes, tiradas após a morte do escritor, que dialogam com excertos dos Cadernos de Lanzarote, diários de José Saramago escritos entre 1993 e 1997. Um trabalho primoroso, certamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário