domingo, 1 de dezembro de 2013

18ª edição da revista Blimunda



No mês dos 91 anos de José Saramago, a Blimunda traz com ela duas entrevistas de Sara Figueiredo Costa a dois dos jovens autores mais promissores em língua portuguesa: Afonso Cruz e Ondjaki. O primeiro acaba de lançar o seu novo romance Para onde vão os guarda-chuvas, o segundo, Ondjaki, que acaba de ser distinguido com o Prêmio Literário José Saramago, atribuído pela Fundação Círculo de Leitores, pelo romance Os Transparentes.

Em estreia nas páginas da Blimunda, Jeronimo Pizarro traz-nos um texto sobre literatura de viagens, com passagens por Pessoa, Camilo Pessanha ou Dinis Machado.

No infantil e juvenil, destaque para os 130 anos que a Biblioteca de São Lázaro, em Lisboa, está a comemorar, partindo do texto absolutamente atual de Feio Terenas, o primeiro bibliotecário da rede de Bibliotecas de Lisboa. Presente também nas páginas desta seção a recente edição portuguesa de Como Apanhar uma Estrela, de Oliver Jeffers.

Quase a terminar, o centenário de Camus não é esquecido, através de um texto de Juan José Tamayo, que integra a sua obra Cincuenta intectuales para una conciencia crítica, publicada em Barcelona.

E como dos 91 anos de José Saramago se trata, a Blimunda entrou nos arquivos da Biblioteca que leva o nome do autor e descobriu as dedicatórias que outros escritores deixaram gravadas em livros que ocupam as prateleiras daquele magnífico espaço. Um trabalho de arqueologia literária que terá continuidade no próximo número da Blimunda. A terminar uma nota para a capa desta edição, que apresenta algumas mudanças gráficas permitindo um contato mais rápido com os temas que preenchem as suas páginas. Para janeiro, outras mudanças se anunciam.

Pode baixar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário