terça-feira, 8 de outubro de 2013

15 anos da atribuição do Prêmio Nobel de Literatura

Desenho de Pedro Vieira.

Cumpre-se hoje 15 anos da atribuição do Prêmio Nobel de Literatura a José Saramago. Para assinalar essa ocasião, a fundação que leva o nome do escritor anunciou hoje através de sua presidenta, Pilar del Río, uma série de atividades – umas em curso, outras para breve.

A Caminho, editora que publica o escritor em Portugal, edita em novembro, a baixo custo, o livro infantil A maior flor do mundo, agora com ilustrações de André Letria. Edita também uma edição de luxo fac-símile e limitada a 500 exemplares do romance póstumo Claraboia, obra que será reeditada no formato simples, agora, obedecendo as regras do novo acordo ortográfico. Algumas edições que fazem contato com a obra saramaguiana serão apresentadas, entre elas, a reedição de Vontades, livro de José Santa-Bárbara que reúne telas feitas para o romance Memorial do convento.

Em Belgrado, na Feira do Livro que se realiza entre os dias 22 e 25 próximos, chega a edição de Da estátua à pedra, texto recém-editado no Brasil pela Editora da Universidade Federal do Pará.


Não apenas saem reedições, apresenta-se ainda, a adaptação feita por João Brites e o grupo de teatro O Bando para A jangada de pedra. Brites já adaptou uma vez uma obra de Saramago; foi Ensaio sobre a cegueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário