quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dois títulos inéditos de José Saramago agora no Brasil




A Editora da Universidade Federal do Pará (EDUFPA) prepara-se para o lançamento de dois livros inéditos do escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo Democracia e Universidade, inéditos no Brasil, serão lançados no dia 30 de agosto, em coedição com a Fundação José Saramago. A programação, que ocorrerá às 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará, contará com palestra da jornalista Pilar del Río, viúva do escritor e presidenta da Fundação José Saramago.

Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo reúne textos de José Saramago sobre a sua própria trajetória literária. O primeiro deles incorpora no título a alteração deixada pelo autor para a edição espanhola, El Autor se Explica, publicada em 2010, pelo editorial Aguilar. Assim, na edição da EDUFPA de A Estátua e a Pedra, o texto passa a chamar-se Da Estátua à Pedra, como explica Pilar, que assina o prefácio da obra: “Ao revisar a tradução espanhola, [José] adicionou à gráfica imagem de A Estátua e a Pedra um elemento que a tornaria mais compreensível, ainda, o sentido de suas palavras e de sua trajetória literária: Da Estátua à Pedra. No entanto essa anotação, feita de punho e letra, se perdeu nos labirintos da comunicação virtual, e o livro, tanto na Espanha como, depois, em Portugal, saiu obedecendo ao modelo italiano. Foi necessário fazer uma busca nos arquivos para a edição brasileira... para encontrar, por fim, o título definitivo que o autor lhe dera.”

A metáfora escultórica define as duas grandes fases da produção de Saramago. A primeira delas, metaforizada pela estátua, estende-se até O Evangelho segundo Jesus Cristo e seu termo encerra uma importante mudança de perspectiva no ofício do escritor, que então passa a se dedicar ao substrato da estátua, a pedra.

A primeira parte do livro traz os prefácios à edição italiana, assinados por Giancarlo Depretis, professor da Universidade de Turim, e por Luciana Stegagno Picchio, que foi professora da Universidade de Roma, bastante reconhecida por sua dedicação ao estudo das literaturas em língua portuguesa.  Esta primeira parte conta, ainda, com o texto de Fernando Gómez Aguilera, autor do livro A Consistência dos Sonhos – Cronobiografia, sobre Saramago.

A segunda parte do livro é dedicada aos Discursos de Estocolmo, pronunciados por Saramago quando do recebimento do Prêmio Nobel de Literatura e à Autobiografia que os laureados apresentam à academia sueca, a qual traz uma nova reflexão sobre a trajetória literária do autor, pontuada por episódios marcantes de sua vida, que remontam à infância junto de seus avós. O livro traz, ainda, um apêndice fotográfico, com imagens de José Saramago em vários momentos de sua vida.

Democracia e Universidade conta com apresentação do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e traz ao leitor dois textos de José Saramago sobre democracia. O primeiro deles, a Conferência Democracia e Universidade, proferida na Universidade Complutense de Madri, em 2005, vem acompanhado do debate que teve lugar em seguida. A partir da referência ao conto Pierre Menard, autor do Quixote, de Jorge Luis Borges, ressaltando a historicidade da linguagem, José Saramago procura desvendar um caminho de noções equívocas, que nos leva ao uso corrente de termos como “justiça”, “bondade”, “educação” e, por fim, “utopia”.

O segundo texto intitula-se Verdade e Ilusão Democrática. Trata-se, neste caso,  de conferência lida em Santiago do Chile, em abril de 2003, no ciclo "Las Conferencias de la Moneda". A partir da Política de Aristóteles e suas considerações a respeito do lugar de pobres e ricos na democracia, passando pela experiência dos romanos, Saramago chega à atual renúncia participativa, renovada a cada quatro anos pelo voto, semelhante ao que, no texto anterior, são as utopias e a renúncia do presente. Para o autor, o voto legitima um sistema que se diz democrático, mas concentra seu poder na esfera econômica e, em nenhum de seus níveis, visa ao bem do povo que representa.

A programação de lançamento, além da palestra com a jornalista Pilar del Río, contará, ainda, com a participação da atriz Vera Barbosa, a qual lerá excertos de obras de Saramago; e do músico Áureo De Freitas, da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia. A ambientação do local do evento foi inspirada em Lanzarote, região onde fica situada a aldeia natal do escritor, cuja vida e obra serão contadas em exposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário