sexta-feira, 17 de maio de 2013

Moeda em homenagem a José Saramago




Tem lançamento no próximo dia 21 de maio, a moeda José Saramago. No âmbito do plano numismático para 2013, ficou a Imprensa Nacional – Casa da Moeda S.A., autorizada a cunhar seis moedas de coleção dedicadas a vários eventos ou efemérides. No prosseguimento da série “Europa”, sob a epígrafe “Escritores Europeus” é que apresenta-se uma moeda que homenageie José Saramago, um dos mais importantes escritores portugueses de sempre, galardoado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1998.

Serão duas versões disponibilizadas – em ouro e prata. A moeda apresenta, no anverso, uma  representação estilizada de uma medalha, com a legenda PRÉMIO NOBEL 1998, que é complementada por uma fita, cujo movimento termina simetricamente em relação ao eixo vertical junto ao rebordo da moeda, onde se inscreve a legenda 2013 REPÚBLICA PORTUGUESA, como elementos centrais, figuram o valor facial e o escudo nacional; no reverso, reproduz -se, no campo central, um retrato  de José Saramago, cujo cabelo ondulado é construído,  com base em títulos de algumas das suas obras literárias,  composição que é envolvida pelas legendas JOSÉ SARAMAGO e ESCRITORES EUROPEUS e pelo logotipo  da série Europa.

Ao todo serão cunhadas até 7 500 moedas em prata com acabamento especial do tipo proof e até 2 500 moedas em ouro com acabamento especial do tipo proof.

Nenhum comentário:

Postar um comentário