terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cátedra de Estudos Saramaguianos discute Ensaio sobre e cegueira e Ensaio sobre a lucidez

Edições brasileiras de Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez.
Os dois romances serão temas para o primeiro semestre da Cátedra de Estudos Saramaguianos.




Duas importantes obras de José Saramago,  Ensaio sobre a Cegueira (que nesta semana chegou à 20ª edição em Portugal) e Ensaio sobre a Lucidez estão os livros que servirão de temas para o estudo deste ano da Cátedra José Saramago, na Universidade Católica de Córdoba, na Argentina, com o primeiro curso a começar no dia 15 de março.

Nesta primeira sessão, Victoria Ferrara, que tem a responsabilidade do curso, dará uma aula sobre "Espaços em branco. Aproximações e distâncias nos dois ensaios de José Saramago". A segunda sessão será em 19 de abril, com Silvia Blasi: "Da cegueira à lucidez, reflexões sobre a memória, o reconhecimento, a identidade".

Marisa Piehl tem a cargo o terceiro encontro, a 17 de maio, numa aula a que deu o título de "Didi-Huberman e a inelutável excisão da visão nos ensaios de José Saramago".

Depois de sete volumes com trabalhos já editados sobre a obra do escritor português, está para sair o 8º exemplar da coleção de estudos saramaguianos. Na mesma linha, o professor Miguel Koleff, que desde 2012 participa nesta cátedra, faz o lançamento do seu novo livro La Caverna de José Saramago: uma imagen dialéctica. O livro de Miguel será apresentado ao final do quarto encontro, em que falará sobre "O voto em branco como imagem dialética", em 14 de junho.

A cátedra José Saramago foi criada em 2007 no seio da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Católica de Córdoba, com o objetivo de promover uma reflexão interdisciplinar articulando preocupações de ordem social e literária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário