terça-feira, 23 de outubro de 2012

Programação pelos 90 anos de José Saramago

A Fundação José Saramago divulgou a pouco o programa da intensa programação que está organizando para o próximo 16 de novembro, data em que se fecham os 90 anos do escritor português.



“Escrevo para desassossegar os meus leitores”, disse José Saramago, pela última vez, na apresentação do seu romance Caim. E o dia 16 de novembro, data do nascimento de José, será doravante o Dia do Desassossego, numa iniciativa da Fundação José Saramago. As celebrações dos 90 anos do autor juntam-se em Lisboa, na Casa dos Bicos, à comemoração do 30.º aniversário da edição do Memorial do Convento, com uma série de eventos.

*

A partir das 12 horas, atores e atrizes do grupo Éter vão recriar passagens do romance Memorial do convento e ouvir-se-ão árias de Domenico Scarlatti cantadas por Jorge Baptista da Silva, num espetáculo dirigido por Vera Barbosa. Figuras como Blimunda, Baltazar, Frei Bartolomeu de Gusmão - e até o Cão - ocuparão as janelas e varandas da sede da Fundação, pela mão do pintor José Santa-Bárbara.

Ao mesmo tempo que, pelas ruas de Lisboa, a convite da Fundação, os leitores de Saramago trarão as suas obras para o espaço público, podendo ler trechos em voz alta, ou simplesmente acenar com os livros, equilibrá-los em castelos de palavras, mostrá-los, partilhá-los, desassossegando a leitura e os leitores, na sede da Fundação será inaugurada uma exposição de retratos do escritor, da autoria de nove ilustradores portugueses e espanhóis. Esta exposição sairá, mais tarde, para outros locais da cidade - e não só à superfície, mas também numa estação do Metropolitano de Lisboa.

(Os leitores estão convidados a enviar Fundação fotografias de pessoas a lerem fora de casa livros de Saramago, ou outros. Queremos encher de imagens as nossas páginas nas redes sociais. O e-mail de envio é antoniocsantos@josesaramago.org )

No 90.º aniversário de José Saramago será também editado um opúsculo que recolhe 90 palavras fundamentais na obra do escritor, de Blimunda a Dignidade ou Vontade. Escolhidas por leitores, que fundamentam as suas escolhas, as palavras estão a ser publicadas diariamente nosite da Fundação, ao longo dos 90 dias que antecedem o 16 de novembro. O Teatro Nacional de S. Carlos abre excepcionalmente as portas no ensaio geral, às 18h do dia 16, do concerto da Orquestra Sinfônica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Programa: Requiem, de Fauré, e Sinfonia Fantástica, de Berlioz. Direção musical de Nicolas Chalvin. Solistas do Requiem - Mariana Castello Branco e Luís Rodrigues (barítono).

A segunda edição do prêmio de fotografia “Retratar um Livro”, cujo regulamento será anunciado em novembro e que decorre até março, será este ano dedicada a “O Ano da Morte de Ricardo Reis”. Fotógrafos amadores e profissionais serão convidados a “fotografar” o livro de Saramago e a dizer qual o excerto da obra que inspirou a fotografia. Este prêmio tem o apoio exclusivo do BPI.

O ANO DOS 90

Várias iniciativas marcarão o Ano dos 90 anos de José Saramago. Em Vila Real de Santo António e Huelva decorre desde 8 de Outubro o curso “Aula Saramago” sobre a obra do escritor.

Em Nova Iorque, entre 25 e 30 de Outubro, decorre um programa de homenagem. 

25 outubro - Angelika Film Center, 20h30, exibição do documentário José e Pilar realizado por Miguel Gonçalves Mendes; 

27 outubro - Anthology Film Archives, 21h45, Exibição de curtas metragens ibéricas; 

29 outubro - Instituto Cervantes, 18h30, As personagens encontram o Autor, Conferência com Pilar del Río e Jorge Vaz de Carvalho, Exibição de vídeos da ópera Blimunda; 

30 outubro - Poets House, 18h30, Leituras de José Saramago por Pilar del Río, Jorge Vaz de Carvalho e atrizes e outras personalidades convidadas de “Mulheres em Saramago”, Exposição de fotografia “José Saramago em Lanzarote”, por João Francisco Vilhena, Concerto de Jazz com Malus “Mulheres em Saramago” - Leitura por Pilar del Río e atrizes, na Rutgers University, New Jersey, 18h00 Concerto de jazz

Dia 17 de novembro, homenagem nas Belas Artes de Madrid, com Pilar del Rio.

A 25 de novembro, a Porto Editora promove uma homenagem a Saramago, com uma sessão do “Porto de Encontro”

A revista digital Blimunda dedica a Saramago a sua sexta edição, em novembro - Publicação do livro A Estátua e a Pedra, de José Saramago, pela Fundação

A comunidade de leitores da Livraria Almedina, conduzida por Filipa Melo, faz uma sessão com Pilar del Rio sobre As Intermitências da Morte, no dia 29 de novembro

A 7 de dezembro, em Londres, sessão no Institut Français, debate com a escritora Ali Smith e Pilar del Río e exibição do documentário José & Pilar.

© Fundação José Saramago



Nenhum comentário:

Postar um comentário