segunda-feira, 27 de agosto de 2018

As publicações em torno da obra do escritor José Saramago nos 20 anos do Prêmio Nobel de Literatura



Um país levantado de alegria 
O livro é organizado pelo jornalista Ricardo Viel; é sobre os bastidores da atribuição do prêmio a Saramago e a recepção da notícia em Portugal e em Espanha. Uma parte do livro, p. ex., incluirá as mensagens de apoio que José Saramago recebidas de personalidades públicas, como Eduardo Galeano, Gabriel García Márquez e Fidel Castro e leitores anônimos do mundo inteiro. O livro será apresentado na Feira Internacional do Livro de Guadalajara e em Portugal, já em outubro.

Recentemente, dos bastidores do livro para o projeto do Instituto Moreira Salles que apresenta troca de correspondências entre importantes figuras da cultura, Viel escreveu sobre o fax enviado a Saramago pelo amigo uruguaio Eduardo Galeano tão logo este soube a notícia do Nobel para o português.

Último caderno de Lanzarote
A Porto Editora, mesma que publicará Viel, apresenta o livro em setembro, por ocasião do Festival Literário de Óbidos; depois em Coimbra durante o congresso que reunirá pesquisadores da obra de José Saramago do mundo inteiro em outubro. O livro foi recentemente foi descoberto em julho.

Por Saramago
É um livro da jornalista Ana Mota Ribeiro. Sai pela Tema e Debates e reúne entrevistas ao escritor e reportagens sobre temas e sua obra.

* Última atualização em 03 de setembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário