segunda-feira, 19 de novembro de 2012

6ª edição de Blimunda




Já no seu sexto número, a revista digital da Fundação José Saramago veste a imagem dos 90 Anos de José Saramago e dedica o seu número de novembro ao Escritor. Publicada regularmente ao dia 18 de cada mês, quebramos essa regra publicando este número com um dia de atraso. Tal facto deve-se a uma revolução gráfica na revista, aspiração que tínhamos desde o início, a de valorizar a Blimunda também pelo lado visual. Para que tal se tornasse uma realidade, contamos com o trabalho de Jorge Silva/Silva Designers que, a partir deste número, assume o design e paginação da revista.

Os conteúdos deste número são quase na íntegra dedicados a José Saramago, pelos seus 90 Anos. O dossier central recebe textos de Harold Bloom, Mario Benedetti, Manuel Gusmão, James Wood, Luciana Stegagno Picchio, Carlos Fuentes, John Updike, Juan Cruz e Eduardo Lourenço, acompanhados pelas ilustrações que compõem a exposição que pode ser visitada na Casa dos Bicos, na Estação do Metro "Aeroporto" e na Biblioteca Municipal do Palácio das Galveias. Presentes neste dossier estão também as 90 Palavras, que nos foram enviadas por leitores de Saramago das mais diversas origens geográficas.

Na secção infantil e juvenil, Luísa Ducla Soares e Andreia Brites escrevem sobre a obra infantil de José Saramago, através de um percurso biográfico do Autor e de uma análise mais profunda à obra A Maior Flor do Mundo. Presentes nas páginas da revista estão, como habitualmente, as secções "Leituras do mês" e "De relance", assinadas por Sara Figueiredo Costa, que neste número nos leva a Castelo Branco e à primeira edição do Festival Literário daquela cidade beirã.

© Fundação José Saramago

Para baixar, vá aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário