segunda-feira, 18 de junho de 2012

Lançada a primeira edição de "Blimunda"




Em abril, a Fundação José Saramago publicou a primeira edição de uma revista eletrônica que foi batizada por Lucerna. No editorial daquela revista a justificativa para nome: "Lucerna, dizem os dicionários, é 'uma janela alta que serve para ventilar e dar luz a um quarto'. É também sinónimo de claraboia, palavra escolhida por José Saramago no começo da sua vida literária para intitular um romance e para, talvez, concretizar uma declaração de intenções daquilo que queria que fosse o seu trabalho de escritor: olhar através de uma janela discreta o que se passa no mundo ou nas almas, observar com atenção ativa e respeitosa, contar o que tinha visto, refletir sobre os movimentos que são o viver."

Agora, a revista reaparece com o título de Blimunda, nome que remete à personagem do Memorial do convento, um dos romances mais conhecidos do escritor português. O editorial da nova edição justifica a mudança repentina do nome "por razões administrativas relacionadas com o registo do nome da publicação." O editorial também reitera o papel do novo veículo: "Centrada em questões literárias, a Blimunda não perderá de vista os restantes princípios que orientam a Fundação, como a defesa do meio ambiente, a valorização da cultura portuguesa, literária e não só, e aqueles que estão plasmados na Carta Universal dos Direitos Humanos e na Carta de Deveres Humanos sobre a qual a Fundação está a trabalhar."

A nova publicação sai quando se inaugou em Portugal, a alguns dias, a nova sede da Fundação José Saramago, abrigada agora no prédio histórico da Casa dos Bicos (como notificamos aqui.) Também o dia 18 de junho, hoje, cumpre-se dois anos da morte do escritor português (vá por aqui para acompanhar o cerimonial realizado em Lisboa). A nova sede já recebeu um número significativo de visitas; abriu com exposição nova sob curadoria de Fernando Gómez Aguilera - José Saramago. A semente e os frutos. A exposição abriga mais de cinco mil documentos entre originais do escritor, vídeos, livros, imagens etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário