sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Livro reúne conversas inéditas que não foram para o filme "José e Pilar"


Miguel Gonçalves Mendes. O diretor que lançou o documentário José e Pilar agora publica livro com material inédito não incorporado no filme.


Durante quatro anos, Miguel Gonçalves Mendes filmou José Saramago e Pilar del Río, na intimidade de Lanzarote, em viagens de trabalho por todo o mundo, em festas com os amigos e a família. Desse intenso registo resultaram, primeiro, o filme, José e Pilar, e, agora, o livro, que se compõe, essencialmente, de material inédito: centenas de horas de conversas que exploram grandes temas como a política, o amor, o trabalho, a literatura e a morte. 

"O que o trabalho de Miguel Gonçalves Mendes tem representado para o tesouro do testemunho de Saramago é de valor inestimável. É o melhor dos legados para todos quantos vivem e viverão, permitidos que ficam para o acesso à intimidade com o grande mestre, ou, por outras palavras, para o acesso a um diálogo eminentemente desmascarado com o grande mestre. Mas o grande mestre não estaria nunca completo nesta sua dimensão mais pessoal sem a companhia de Pilar del Río, tão distinta quanto já complementar do escritor", escreve Valter Hugo Mãe, autor do prefácio à edição.

© Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário